29/03/2011

prédios tombados da UFRJ em situação crítica.



UFRJ tem pelo menos mais um imóvel tombado em situação crítica.
RIO - Além do palácio no campus da Praia Vermelha, onde começou um incêndio nesta segunda-feira, a UFRJ tem pelo menos mais um imóvel tombado em situação crítica: o Hospital Escola São Francisco de Assis. O prédio de 1879, no Centro, tem a parte central apoiada em estacas de madeira e um dos blocos interditado, em ruínas.
— O hospital já tem uma obra emergencial licitada pela UFRJ, de orçamento próprio, um projeto de Lei Rounet e verbas captadas parcialmente pelo BNDES para a restauração de alguns pavilhões. É onde a situação está mais complicada. O escoramento já começou, e a obra deve começar em 90 dias — diz Andrade.
Outros três prédios históricos da UFRJ são tombados pelo Iphan: o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), tombado também pelo Inepac; o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista; e um prédio na Praça da República que já abrigou a Escola de Comunicação, de acordo com Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan no Rio.
Segundo Andrade, o Museu Nacional passa por intervenções regulares e o IFCS também passou por obras emergenciais, incluindo reforma da parte elétrica e descupinização, já concluídas — agora o Iphan discute o projeto de restauração e remodelação com o Inepac.
— O prédio da Praça da República, que está literalmente caindo, foi cedido pela UFRJ ao Iphan, e estamos fazendo obras para a instalação da Casa de Samba, que deve ter a participação da prefeitura e do governo estado — afirma.
A UFRJ tem ainda três prédios tombados pelo Inepac: o da Faculdade Nacional de Direito, no Campo de Santana; a Casa do Estudante Universitário, no Flamengo; e a Fundação Universitária José Bonifácio, no campus da Praia Vermelha. Segundo a assessoria do Inepac, a diretora do órgão, Regina Matos, está viajando e não foi localizada para comentar a situação dos prédios.

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Estamos seguindo blog de vocês, que por sinal, é muito bom! Parabéns!

    Nós da Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil) gostaríamos de convidá-los a participar de nosso novo blog (http://www.feambra.blogspot.com) e também de nossos outros perfis das mídias sociais. Gostaríamos também de deixar um canal aberto para futuros contatos e, quem sabe, futuros projetos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Utilizei a foto deste post para um post no site Cariocadorio, no link abaixo. aproveitei para dar uma olhada geral no Museologando que está muito bom. Coloquei ocrédito no final com link para o Museologando. Se houver algum inconveniente por favor me informem.
    http://cariocadorio.wordpress.com/2013/01/18/que-se-danem-as-olimpiadas/

    ResponderExcluir
  3. Hi there! I could hаνе swoгn I've been to this blog before but after checking through some of the post I realized it'ѕ new to
    mе. Anyhow, I'm definitely glad I found it and I'll be boоk-maгking
    and checking back οften!

    Hеre is my web blog - http://stophemorroides.org/Almorranas/

    ResponderExcluir
  4. Тhanks for the ausрicious wrіteup.
    It in fact was a entertаіnment aсcount іt.
    Looκ adνanced tо far added agreeable from уou!
    Howevеr, hοw can we сommunicаte?

    Feel free tо surf tο my webpage; ԁie Abnеhm Lösung - -

    ResponderExcluir