03/06/2013

Museu da Diversidade comemora o mês do Orgulho LGBT

Crisálidas
Comemoração do mês do Orgulho LGBT continua no Museu da Diversidade. O Museu da Diversidade continua as comemorações do mês do Orgulho LGBT com a exposição Crisálidas – promovida pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Moreira Salles. A mostra revela uma série de fotografias de Madalena Schwartz (1921-1993), composta por retratos de transformistas e travestis. Crisálidas poderá ser visitada gratuitamente até o dia 30 de setembro, no Museu da Diversidade, na estação República do Metrô.

Jorge Schwartz, filho de Madalena e diretor do Museu Lasar Segall, é o responsável pela curadoria da exposição, que reúne 34 imagens clicadas pela fotógrafa ao longo dos anos 1970. A expografia é assinada por Felippe Crescenti. As fotos representam um período marcado pela transgressão, apesar do regime militar, em que temas ligados à diversidade e à liberdade sexual ganharam relevância e visibilidade.

Interessada pela androginia e pelo transformismo, Madalena se aproximou do universo LGBT paulistano, frequentado por artistas inovadores, como os integrantes dos grupos Secos & Molhados e os Dzi Croquettes, para retratar esta realidade que coloria os palcos paulistanos.

A fotógrafa ficou fascinada pela excentricidade dessas pessoas, revelada através de suas expressões faciais e sua forma de se vestir. Na maioria das ocasiões, as fotografias eram feitas num estúdio improvisado, no apartamento de Madalena, no edifício Copan. Dessa forma, a fotógrafa estabelecia uma relação de proximidade com os retratados, o que explica a emoção implícita nas fotos.


Sobre Madalena Schwartz
Nascida em Budapeste, em 1921, Madalena emigrou duas vezes: em 1934, órfã de mãe, foi viver com o pai na Argentina; em 1960, casada e mãe de dois filhos, mudou-se para o centro de São Paulo. Viveu na cidade até sua morte, em 1993. Não reconhecia no ato de fotografar a realização de uma arte, mas sim uma etapa da luta por reconhecimento que todo imigrante deve vivenciar ao chegar a um país novo.

Crisálidas, entretanto, é uma série fotográfica bastante emblemática do seu exercício da fotografia, pois retrata pessoas que de certa forma, também deixaram vidas anteriores, seguindo por caminhos ousados, orientados pelo signo da diferença. Essa singularidade expressa nas figuras era justamente o que despertava em Madalena a curiosidade e interesse pelo registro fotográfico.


Sobre o Museu da Diversidade
O Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual, conhecido como Museu da Diversidade, foi inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo em junho de 2012. O espaço foi criado com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, por meio da coleta, organização e divulgação de referências materiais e imateriais ligadas ao movimento. O Museu da Diversidade é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias.


Sobre o Instituto Moreira Salles - IMS
O Instituto Moreira Salles foi fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001). Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais.

O IMS possui três centros culturais, nos quais são promovidos exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos. Na área editorial, além de livros e catálogos de arte, publica a série Cadernos de Literatura Brasileira e duas revistas: a de ensaios serrote e a de fotografia Zum.



Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual - Museu da Diversidade
Exposição: Crisálidas, de Madalena Schwartz
Em cartaz de 31 de maio a 30 de setembro
Endereço: Estação República do Metrô - Piso Mezanino
Funcionamento: De terça a domingo das 10h às 20h
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 31/05/2013

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=9daf3063b740b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&idNoticia=dfa3caca6583e310VgnVCM1000008936c80a____#.Ua0FH9K1GM3

Nenhum comentário:

Postar um comentário